06 janeiro 2010

Na trilha de Jesuíno Brilhante, o cangaceiro romântico

Durante a produção do documentário Jesuíno Brilhante, o Herói Bandido, nossa equipe viajou para a Cidade de Patu, interior do RN, local onde viveu o cangaceiro. Vamos fazer juntos, através das fotografias que tirei durante a captação das imagens para o documentário, a trilha de Brilhante. É uma viagem bela e exaustiva. Aproveite a beleza do sertão do alto Oeste potiguar.


Essa é a serra que circunda a cidadezinha de Patú, terra de Jesuíno Brilhante. (Foto: Allan Erick)

A serra vista de outra parte da cidade


Já na zona rural começamos a nossa jornada até a "casa de pedra", casamata natural e esconderijo de Jesuíno Brilhante. O forte de brilhante fica lá no alto da serra, impossível apontar com precisão o local exato desse ponto em que estávamos. Para que pudéssemos chegar até lá, precisamos da ajuda de um guia.

A trilha até a casa de pedra é cansativa, vai ficando mais íngreme a cada passo...


...Sem contar que é repleta de obstáculos naturais, como por exemplo a caatinga, vegetação típica do sertão nordestino.


40 minutos depois a nossa equipe chega na "casa de pedra", esconderijo de Jesuíno Brilhante. No interior da caverna podemos encontrar algumas divisões que serviaram como "quartos" para acomodar Brilhante e o seu bando.

Ao lado da "Casa de Pedra" fica um mirante...


...de onde Jesuíno tinha uma visão privilegiada da região e total controle sobre quem estava a caminho da casa, se era amigo ou inimigo.


Outro ângulo de visão do alto do mirante.

O nosso documentário está em fase de edição e montagem. A previsão é que sua duração fique em torno de 10 a 15 minutos, quando estiver concluído eu terei o maior prazer em posta-lo neste espaço para que os visitantes do blog conheçam mais um pouco da história de Jesuíno Brilhante, "o cangaceiro romântico".

2 comentários: