03 novembro 2012

Como colecionar latinhas de cerveja

Entusiasta e apreciador de cerveja, costumo comprar quase tudo relacionado ao tema. Não se trata de uma marca específica e sim da bebida de um modo geral, mas o que coleciono realmente são as latinhas. Toda latinha de cerveja é uma obra de arte industrial pós-moderna. Baseado na minha experiência como colecionador vou colocar aqui algumas dicas para quem quer começar a colecionar latinhas. Aliás, isso não é difícil, já que o investimento é nada mais nada menos do que comprar a cervejinha do final de semana. Vamos lá?

Perfil da coleção: O perfil da minha coleção é "TUDO", ou seja, foi latinha de cerveja eu tô colecionando. Uma vez li um colecionador que afirmava que na sua coleção não entrava "qualquer uma lata", isso pra mim é uma besteira. Como já disse anteriormente, toda latinha é uma obra de arte independente de ser de uma marca de cerveja popular, artesanal ou rara.

Escolha: Selecionar uma boa peça é fundamental. Na hora de comprar a cerveja preste atenção na integridade da latinha. Evite latas amassadas, arranhadas ou descascadas, quanto mais íntegra a latinha melhor. Mas também não precisa ficar bitolado procurando falhas microscópicas na lata.

Colecionar latas vazias ou cheias?: As duas formas são admitidas, particularmente não gosto de coleções de latas cheias pois as peças ficam pesadas e mais suscetíveis a danos (se cair, já era). Sem contar que você não vai ter o prazer de beber a cerveja...

Preparação (passo a passo): Como a minha coleção é de latas vazias, vou demonstrar aqui de forma bem ilustrativa a minha técnica de preparação das peças. É bem simples. Alguns colecionadores esvaziam as latas do modo tradicional usando o mecanismo de abertura da lata. Acho horrível.

Ferramentas: Você vai precisar, além da cerveja, de um cooler, um abridor de lata e um lenço de papel ou pano.


Esvaziar a lata: Para manter intacta a parte de cima da lata você terá que esvazia-la pelo fundo. Coloque a lata de cabeça para baixo no cooler e com o abridor forrado com o lenço de papel ou pano (para evitar que um possível impacto danifique a peça) fure um pequeno orifício no fundo da lata. Pressione levemente e vá aumentando a pressão até o alumínio ceder. É importante preservar todas as informações que estão no fundo da latinha (data de fabricação, validade, número do lote, etc.). Lembre-se: quanto mais integridade, melhor.


O que fazer com o líquido?: Se você fizer tudo direitinho terá um orifício como o que eu consegui na foto abaixo. Bem pequeno. Com um orifício como este será muito difícil esvaziar a latinha. Alguns colecionadores  fazem buracos enormes, acho que acabam agredindo a peça. Mas enfim...solucionei o problema com uma ferramenta simples.


Tomar a cerveja faz parte do meu rito de colecionador: Adotei o canudinho!! Além de permitir a você beber a cerveja, o canudo deixa pouquíssimo líquido no interior da lata e que rapidamente evapora.  Você bebe a cerveja e imediatamente poderá acrescentar a lata à sua coleção. Obs: Acredita que alguns colecionadores jogam a cerveja fora?!?! Para mim isso deveria ser crime previsto no código penal.


Pronta para a coleção: Abaixo o resultado final da preparação da peça. Uma lata totalmente íntegra que nem parece que foi esvaziada. Ela já pode ser guardada junto com as demais, de preferência em um lugar da casa onde todos possam vê-la.


No mais, aprecie com moderação e não fique obcecado atrás de comprar latas raras. Lembre-se que o objetivo de toda coleção é te dar prazer e não torná-lo um obsessivo.

Saúde!! 

14 comentários:

  1. Allan, gostei do seu post também é nossa intenção incentivar demais pessoas a começar sua coleção de cervejas em lata, Estou terminando meu blog para colecionadores de uma passadinha por lá oconsuladodacerveja.blogspot.com.br deixe um comentario e sua valorosa opinião ok?
    a proposito também sou natural de mossoro atualmente estou em Santa Cruz RN!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela Visita Maia. Certamente vou dar uma passadinha no seu blog e deixar o meu comentário.

    ResponderExcluir
  3. Allan,

    Gostaria de fazer 3 perguntas:

    1) Vc tem alguma uma dica p/ latas abertas por cima? tipo colocar alguma vedação ou colar um papel, sem la.

    2) Vou colocar as latas expostas em um lugar que entra vento, (area de churrasqueira, numa parede) seria interessante encher a lata um pouco com agua ou areia p/ que não corra o risco de bater um vento e derrubá-las?

    3)Tem algum produto que eu possa passar p/ conservar mais lata? tipo um verniz?

    Sergio

    ResponderExcluir
  4. Olá Sérgio. Obrigado pelo contato.

    Vamos ver se eu posso te ajudar:

    1) Não tenho peças abertas por cima (e na verdade não gosto delas)e nunca ouvi falar de alguma técnica de vedação de orifícios para latas abertas por cima, mas como o ideal é manter a originalidade da peça, é melhor conservá-la assim do que alterá-la. Lembre-se que existem coleções de latas que são abertas por cima.

    2)Não aconselho você a colocar areia ou água dentro das latas. O ideal mesmo seria acondicioná-las em um armário fechado, protegidas por um vidro, por exemplo. Se não houver outro jeito, melhor a areia do que a água. Ainda assim as latas não estarão totalmente protegidas pois, dependendo da intensidade da ventania, elas irão tombar, e se estiverem cheias vão amassar certamente.

    3) Não conheço, mas, particularmente eu não usaria se houvesse. Ao acrescentar algum agente na lata você estará alterando o seu aspecto original e isso é um dos pecados dos mandamentos dos colecionadores. A melhor forma de conservar as latas é esvaziando-as e guardando-as em lugares seguros, protegidas de quedas, da manipulação das pessoas e das intempéries(sol, chuva, maresia, poeira, etc.). Espero que eu tenha ajudado.

    ResponderExcluir
  5. Ah ok entendi! Quanto a areia, ja pensava em não fazer.. tu ja me deu um norte p/ o que eu imagino fazer aqui.
    Obrigado Allan!
    Abraço

    ResponderExcluir
  6. olá Allan.....meu nome é Guilhermes e tenho uma coleção de latas de cervejas nacionais e importadas, a maioria têm mais de 17 anos de vencidas,86 estão cheias e 06 meio vazias devidos a pequenos furos,mas,com os lacres intactos,pretendo me desfazer delas,se lhe interessar este é meu contato: 62 9294 5131 ou 62 8211 6730
    postei um anuncio em um site
    de venda....segue ai o link : http://go.bomnegocio.com/grande-goiania-e-anapolis/hobbies-e-colecoes/colecao-de-latas-de-cervejas-antigas-29284356?xtor=EPR-28
    são apenas algumas fotos,não são todas.....
    aguardo resposta!

    ResponderExcluir
  7. Olá, você poderia me sugerir alguns sites onde posso comprar latas de cerveja antigas para coleção?! Obrigado

    ResponderExcluir
  8. Um site específico eu não sei. Geralmente esse tipo de produto encontro no Mercado Livre. Se souber comprar não tem erro.

    ResponderExcluir
  9. Tenho uma pequena coleção de latas e quero me desfazer delas, se tiver interesse da uma olhada aqui
    https://www.facebook.com/symon.alves/media_set?set=a.743328569036447.1073741839.100000779327200&type=3

    ResponderExcluir
  10. Olá. Tenho uma coleção com mais de duzentas latinhas vazias de cerveja e refrigerante, nacionais e importadas. Como posso fazer para vender? Meu email é br.michalovski@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Olá. Tenho uma coleção com mais de duzentas latinhas vazias de cerveja e refrigerante, nacionais e importadas. Como posso fazer para vender? Meu email é br.michalovski@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. ola, tenho varias latas de cerveja nacionais e importadas, cheias e vazias, vi k vc coleciona, vc gostaria de comprar? meu email , mariliaglima@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Tenho 216 latinhas de cerveja e refrigerante, todas vazias, voce tem interesse de comprar? meu e-mail é diegodamas@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. Srs, encontrei numas bagunças aqui de casa 4 latas de cerveja nacionais (cheias e em excelente estado de convervação). São elas:
    Kaiser - copa do mundo 1994
    Kaiser - Brasil 500 anos 2000
    Brahma - copa do mundo 2006
    Brahma - copa do mundo 2010
    Estou pensando em vende-las, porém não faço a menor ideia qual seria o valor atual de itens como este. Poderiam ajudar por favor? Segue meu contato rodrigoferrari@outlook.com. Obrigado

    ResponderExcluir