22 maio 2014

Bicicletada: Mossoró-RN / Santa Cruz-RN, 280 km de pedal.


A minha primeira grande viagem de bike com o meu grupo, os “Trilheiros”, foi para a cidade de Santa Cruz, a cerca de 270 km de Mossoró. A aventura aconteceu entre os dias 17 e 18 de maio e foi planejada com 3 meses de antecedência, incluso nesse período os treinos. A proposta do nosso grupo não é a competição e sim o cicloturismo, a aventura e a superação dos limites do corpo.

Para a viagem de Santa Cruz alugamos uma van equipada com reboque específico para transportar 15 bicicletas. Isso é necessário, pois imprevistos acontecem, como prego nas bicicletas e cansaço físico. A van serve também como carro de apoio e leva água e alimentos que ajudam a superar o desafio, mas o principal objetivo do carro é trazer os ciclistas de volta, já que a viagem é só de ida.

A viagem

Trilheiros no ponto de encontro antes da viagem: concentração e descontração

A cidade de Santa Cruz no RN é conhecida por ser um local de peregrinação, é lá que fica a gigantesca estátua de Santa Rita de Cássia, a maior estátua do continente americano e maior imagem católica do mundo com cerca de 56 metros de altura. Para conhecer o monumento, entretanto, era preciso primeiro encarar 270 km pedalando.


Saímos de Mossoró às 16h30 do dia 17 de maio de 2014 rumo a Santa Cruz. Foram cerca de 17h pedalando, atravessando cidades madrugada adentro, transpondo serras (uma das quais com 7 km), aclives bastante acentuados e enfrentando alguns trechos de estrada bem esburacados, isso foi péssimo para mim que estava em uma speed. Os ciclistas mais experientes do meu grupo afirmaram categoricamente que foi um dos trechos mais pesados que já fizeram.

Aqui estávamos na cidade de Jucurutu-RN, por volta de 02h00 da madrugada.

Nas 17 horas pedalando passamos pelas cidade de Upanema, Campo Grande, Jucurutu, Florânia, São Vicente, Currais Novos e finalmente Santa Cruz, onde chegamos por volta das 10h do dia 18 de maio. Dos 15 trilheiros 6 não conseguiram completar a viagem, a maioria deles subiu na van na cidade de Currais novos, quando ainda restavam 65 km. Mesmo assim são vitoriosos e superaram os seus limites. Eu, felizmente consegui completar o trajeto. 

Quando chegamos fomos então conhecer a estátua de Santa Rita de Cássia. 


Não era possível subir com a bike na área onde fica a estátua, por isso tive que fazer a tradicional foto do ciclista ostentando a bicicleta embaixo da estátua mesmo.





Estátua de Santa Rita de Cássia, a maior estátua do continente americano e maior imagem católica do mundo com 56 metros de altura.

Um comentário:

  1. Grande Allan Erick:

    Já se passaram mais de três anos que eu procurava na internet uma foto do saudoso Dr. Maltez Fernandes, mas nada de encontrar. Agora achei no seu site. Eu sempre gosto de fazer com que estas pessoas que foram importantes em nossa cidade possam voltar a viver, isto é, para que todos saibam que eles existiram. Irei fazer um trabalho (não tão extenso, ou meus trabalhos são pequenos), para que fique registrado a sua passagem aqui em nosso planeta. Não sou escritor, apenas quero que os que já foram continuem vivendo no meio dos mossoroenses. Da professora Jaci Gurgel eu fui seu aluno na antiga FURRN, e já sabia que ela é filha do Dr. Maltez Fernandes. Conheci o Dr. Maltez quando ele tinha um consultório ali bem próximo ao Cine Pax.

    Se o Allan não importar gostaria de usar as fotos que estão no seu site. Mas lembre-se, colocarei o seu link na minha postagem

    Dê uma passadinha em meus blogs:
    http://blogdomendesemendes.blogspot.com
    http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com

    Caso você não aceite o usso das fotos do Dr. Maltez em meu trabalho envie-me e-mail para:
    josemendesp58@hotmail.com
    josemendesp58@gmail.com

    Felicidade e paz.

    José Mendes Pereira
    Mossoró, terra de Santa Luzia
    Rio Grande do Norte

    ResponderExcluir