31 janeiro 2018

Lula lidera a corrida presidencial de 2018, segundo o Datafolha

Nova pesquisa de intenção de votos divulgada pelo Datafolha nesta quarta-feira (31) mostra que a perseguição judicial sem trégua ao ex-presidente Lula, que culminou (até o momento) em uma condenação sem provas no TRF-4, não abalou a liderança do petsta nas eleições de 2018. 

Lula lidera o primeiro turno em todos os cenários com percentuais que vão de 34% a 37%. No segundo turno também venceria Geraldo Alckmin (49% a 30%), Marina Silva (47% a 32%) e Jair Bolsonaro.

O Datafolha fez 2.826 entrevistas em 174 municípios. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

A condenação de Lula no TRF-4 pode torná-lo inelegível, mas o ex-presidente depende de uma decisão do TSE que só deve ocorrer em setembro. Até lá, ele pode se apresentar como pré-candidato e recorrer a tribunais superiores para garantir sua candidatura.

Transferência de votos

Outro dado importante da pesquisa Datafolha é o alto potencial de transferência de votos que Lula possui. O petista é disparado o melhor cabo eleitoral do Brasil. 44% dos eleitores votariam em um candidato indicado por Lula: 27% votariam com certeza em quem ele indicar, outros 17% poderiam votar. Dessa forma o ex-presidente conseguiria levar qualquer candidato para o segundo-turno das eleições presidenciais de 2018.

Para se ter uma ideia do potencial de transferência de votos que Lula tem, Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que governou o país entre 1995 e 2002, teria influência certa sobre 11% dos eleitores e possivelmente sobre outros 22%, porém 64% dos entrevistados rejeitariam a indicação feita pelo ex-presidente.

Michel Temer (MDB) é o pior cabo eleitoral da pesquisa Datafolha: 87% afirmam que não votariam no candidato que tiver seu apoio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário