09 agosto 2019

Nova ferramenta consolida o Instagram como plataforma de Marketing Digital



Já está disponível para as contas comerciais do Facebook e Instagram uma ferramenta que vai facilitar a vida de quem trabalha com redes sociais. Trata-se do "Estúdio de Criação do Facebook". 

A ferramenta é nativa (e gratuita) e permite que o profissional de mídias sociais gerencie várias contas de Instagram e Facebook a partir de uma única plataforma. Com ela é possível analisar as estatísticas da conta e o desempenho individual das postagens, tais como quantidade de visitas ao perfil, número de curtidas, alcance, perfil dos seguidores, número de comentários, impressões, etc. Um ótimo recurso para a elaboração de relatórios e estratégias de marketing de conteúdo.

Essas informações já eram disponibilizadas antes do Estúdio de Criação, no próprio Instagram e Facebook, mas não de forma tão simples, fácil e prática.

Mas o recurso mais bem vido é para o Instagram, o queridinho das redes sociais.

Todo social media que gerencia várias contas, uma hora ou outra vai se deparar com um problema. Eu por exemplo, que gerencio 11 contas, tenho dificuldade de otimizar o tempo para cumprir o calendário das postagem. A solução era contratar uma ferramenta externa (paga) que permitisse o agendamento das postagens, dessa forma eu poderia produzir o conteúdo com antecedência e programar os posts de acordo com o calendário elaborado para o cliente.

Embora ainda não esteja disponível para todas as contas, esse recurso vai possibilitar o agendamento dos posts, com a vantagem de ser uma plataforma nativa e gratuita. A função agendamento será gradativamente liberada.

Marketing Digital

A supressão das visualizações de curtidas, a disponibilidade de agendamento e acesso mais claro às estatísticas de desempenho da conta, sugerem que o Instagram está caminhando para se consolidar de vez como plataforma de marketing digital.

A "preocupação com a saúde mental" dos usuários é a versão politicamente correta da empresa para justificar a supressão da visualização de curtidas. Essa decisão do Instagram, juntamente com a liberação de uma ferramenta nativa para agendamento de postagens e as mudanças em seus algoritmos fazem parte de uma mesma estratégia.

Assim que o potencial do Instagram para o Marketing Digital foi percebido, empresas começaram a desenvolver plataformas de automação para vender engajamento e agendamento de postagens, algumas ganharam rios de dinheiro com isso. O que o Instagram está fazendo é simplesmente eliminar o intermediário, retomando o controle do seu potencial como plataforma de Marketing Digital. Ao invés de investir em plataformas externas, o usuário vai perceber a cada dia que é mais vantajoso investir no próprio Instagram.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário